Objetivos gerais:
Desenvolver competências teóricas e práticas na prevenção, identificação e tratamento de feridas, infeções e úlceras de pressão em contexto institucional e comunitário, promovendo a mobilização adequada, o cuidado com a pele e a adoção de estratégias que assegurem o bem-estar dos utentes.
Objetivos específicos:
Reconhecer os diferentes tipos de feridas em contexto institucional e comunitário, identificando as suas características principais e necessidades de tratamento.
Aplicar técnicas adequadas de mobilização e posicionamento para prevenir complicações associadas à imobilidade, como úlceras de pressão.
Compreender os fatores de risco e as estratégias de prevenção de úlceras de pressão, com foco na avaliação e intervenção em feridas de Grau I.
Desenvolver competências práticas na abordagem e tratamento de feridas traumáticas, garantindo a promoção da cicatrização e prevenção de infeções.
Implementar cuidados específicos de hidratação e proteção da pele em situações de incontinência, visando reduzir a vulnerabilidade cutânea.
Promover boas práticas de cuidado da pele, com enfoque em técnicas de prevenção de danos cutâneos e melhoria da qualidade de vida dos utentes.
– Feridas em contexto institucional e em contexto comunitário;
– Mobilizações;
– Posicionamentos;
– Feridas traumáticas;
– Úlceras de pressão – Grau I;
– Incontinência e vulnerabilidade da pele;
– Hidratação, cuidados com a pele.
Profissionais e cuidadores que atuam em contexto institucional ou domiciliário e que pretendem reforçar competências na prevenção e tratamento de feridas, infeções e úlceras de pressão, promovendo o bem-estar e a integridade da pele dos utentes.
Não aplicável.
Curso sujeito a um mínimo de 10 formandos.
*Valor por participante. Para empresas, o valor é sob consulta.
Estamos cá para ajudar, se tiver dúvidas em relação à melhor formação para si, fale conosco.