Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
40.0 horas
Informação sobre o curso - Capacitação Digital de Docentes - Intermédio -
Duração
40.0 horas
Dias
14
Objectivos

Fomentar o desenvolvimento e a consolidação das competências digitais dos docentes, alinhadas com as seis áreas do quadro DigCompEdu (Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, promovido pela Comissão Europeia).

Objectivos Específicos

Os formandos serão capazes de:
•Desenvolver atividades educativas utilizando tecnologias digitais em diversas modalidades;
•Projetar e implementar ações que fomentem a aprendizagem e o fortalecimento das competências digitais nos alunos;
•Refletir, partilhar e fazer uma utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos Programáticos

1. Documentos de enquadramento das políticas educativas.
2. Participação profissional ativa: reflexão, renovação e implementação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto digital.
3. Processos de liderança na era digital.
4. Recursos Educativos Digitais (RED): utilização avançada de RED, com ênfase em práticas colaborativas e em estratégias abrangentes de aplicação.
5. Ensino e aprendizagem: transformação e inovação no planeamento e execução de práticas educativas, adaptadas a diferentes modalidades de ensino.
6. Avaliação das aprendizagens: análise crítica de métodos digitais de avaliação, com enfoque em soluções inovadoras que promovam a eficácia avaliativa.
7. Desenvolvimento das competências digitais dos alunos: promoção de forma crítica e abrangente, utilizando abordagens criativas e metodologias inovadoras.
8. Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.