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28
ABR

2025
Tipo de Formação
Formação a Distância
Informação sobre a edição do curso CET "Técnico/a Especialista em Gestão Hoteleira e Alojamento"
Horário
09:00 - 12:00 / 13:00 - 16:00
Duração
1500 horas
Início
28/04/2025
Fim
16/06/2026
Local de Formação
Online - Zoom
Marco de Canaveses
-
geral@multiformactiva.pt
Condições de Inscrição

O Curso de Especialização Tecnológica "Técnico/a Especialista em Gestão Hoteleira e Alojamento" destina-se a adultos, com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação, com o 12.º ano de escolaridade.

Objetivos

Dirigir, coordenar e controlar as atividades das secções afetas ao departamento de alojamento hoteleiro, designadamente, da portaria/receção, andares/quartos, lavandaria/rouparia e organização de eventos e vendas, garantindo a qualidade e segurança do serviço e capacidade de alojamento de uma unidade hoteleira.

Objetivos Específicos

Supervisionar, coordenar e organizar as secções do Departamento de Alojamento Hoteleiro (front office/back office, andares, lavandaria/rouparia e organização de eventos e vendas), garantindo a qualidade dos serviços
Definir o posicionamento estratégico do departamento de alojamento, bem como os seus produtos e serviços na unidade hoteleira, tendo em conta a sua relação com os restantes departamentos e as novas tendências de mercado;
Definir a estrutura orgânica das diferentes secções do departamento, respetivas responsabilidades e funções organizacionais;
Definir os canais e fluxos de informação dentro do departamento de alojamento e entre este e os restantes;
Elaborar o organograma do departamento de alojamento, bem como o fluxo de trabalho das suas diferentes secções;
Definir e controlar as normas de serviço das diferentes secções, bem como os procedimentos relativos à reserva, chegada, receção, estadia e partida dos hóspedes, à limpeza e arrumação das áreas públicas, quartos e lavandaria/rouparia e à inventariação e manutenção dos equipamentos e utensílios;
Implementar estratégias de gestão de reclamações/sugestões dos clientes.
Garantir a segurança dos serviços prestados ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade.
Gerir os resultados financeiros do Departamento de Alojamento Hoteleiro
Definir e implementar as políticas de gestão do departamento de alojamento, tendo em conta os diferentes perfis de hóspedes;
Definir e aplicar instrumentos de gestão, relativos ao controlo das reservas, das contas de hóspedes, gestão de stocks, dos custos, da orçamentação, da faturação, das vendas e das receitas, utilizando software informático específico;
Definir políticas de adequação do serviço, focado no detalhe e na diferenciação cultural dos clientes;
Negociar com fornecedores, com empresas concessionárias e com empresas de outsourcing, tendo em vista a minimização de custos e o controlo de qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos;
Analisar e avaliar os resultados financeiros, através de análises estatísticas e elaboração de relatórios de follow-up;
Implementar medidas corretivas de gestão, com vista à otimização de receitas.
Definir a política comercial do Departamento de Alojamento Hoteleiro, garantindo a qualidade dos serviços e a orientação para o cliente.
Definir os objetivos comerciais, tendo em conta o posicionamento da unidade hoteleira e o tipo de produtos e serviços adaptados ao cliente;
Colaborar na definição das estratégias de marketing e vendas, tendo em consideração os perfis de clientes;
Implementar ferramentas informáticas de gestão de comunicação com o cliente, tal como o Customer Relationship Management (CRM);
Avaliar a satisfação dos clientes relativamente ao serviço prestado e gerir reclamações/sugestões;
Apoiar no desenvolvimento de campanhas comerciais e os seus meios de comunicação da unidade hoteleira, nomeadamente marketing digital, relações públicas e marketing hoteleiro;
Analisar e avaliar os resultados comerciais, através de análises estatísticas e elaboração de relatórios de follow-up;
Prestar informação turística relativamente a destinos próximos da unidade hoteleira.
Gerir equipas de trabalho.
Organizar e coordenar as equipas de trabalho;
Controlar a assiduidade e as normas laborais em vigor;
Avaliar o desempenho dos colaboradores e das equipas de trabalho.

Conteúdos Programáticos

Formação geral e científica:
5063 Língua inglesa
7008 Iniciativa empresarial e empreendedorismo
7004 Língua portuguesa - comunicação
9555 Modelo de negócio em empreendedorismo
9739 Desenvolvimento pessoal e criativo

Formação tecnológica:
9740 Marketing turístico e digital
9741 Aplicações informáticas – introdução à gestão
9790 Aplicações informáticas – gestão de alojamento
7079 Introdução ao sistema de gestão de negócio na hotelaria
9746 Staffing e gestão de carreiras
9745 Ética e protocolo empresarial
9761 Liderança, gestão e motivação de equipas
9748 Sustentabilidade no turismo
9747 Turismo acessível
7076 Higiene e segurança no alojamento
9791 Revenue management e gestão comercial
9758 Análise económico-financeira no setor do turismo
9792 Técnicas de alojamento
9819 Gestão de alojamento
7084 Normas de limpeza e manutenção do serviço de andares
7083 Gestão e organização do serviço de andares
7081 Estratégia de venda do Front Office
9793 Funcionalidades e design aplicado à hotelaria
9794 Animação hoteleira
9795 Organização de eventos para hotelaria
7031 Tendências de hotelaria
9796 Jogos e simulações para a gestão hoteleira
7088 Língua espanhola aplicada à gestão hoteleira de alojamento
8787 Língua inglesa – cultura e tradições
8598 Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego

Formação em Contexto de Trabalho

Avaliação

1 — A avaliação é formativa e sumativa, cabendo à equipa pedagógica definir os critérios de avaliação a aplicar nos diferentes contextos e situações de aprendizagem.
2 — A avaliação formativa, que incide em todas as UC e ou UFCD e na componente de formação em contexto de trabalho, tem um caráter sistemático e contínuo, proporcionando um reajustamento do processo ensino -aprendizagem e o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e atitudes que favoreçam uma maior autonomia na realização das aprendizagens.
3 — A avaliação sumativa, que incide em todas as UC e ou UFCD e na componente de formação em contexto de trabalho, adota, predominantemente, instrumentos de natureza prática, tendo em vista a verificação das aprendizagens dos formandos e é expressa numa escala quantitativa de 0 a 20 valores.
4 — Considera -se aprovado numa UC e ou UFCD, o formando que nela tenha obtido uma classificação igual ou superior a 10 valores.
5 — Considera -se aprovado na componente de formação referida nas alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 4.º o formando que tenha obtido aprovação em todas as UC e ou UFCD que as integram.
6 — A classificação final de uma componente de formação resulta da média aritmética simples das classificações das UC e ou UFCD que a integram, calculada até às décimas.
7 — Considera -se aprovado na componente de formação referida na alínea c) do n.º 1 do artigo 4.º o formando que tenha obtido uma classificação igual ou superior a 10 valores.
8 — A classificação final de um CET obtém -se aplicando a seguinte fórmula:
(0,10 x FGC) + (0,55 x FT) + (0,35 x FCT)
em que:
FGC — classificação da componente de formação geral e científica;
FT — classificação da componente de formação tecnológica;
FCT — classificação da componente de formação em contexto de trabalho.
9 — Considera -se aprovado no CET o formando que tenha obtido uma classificação final mínima de 10 valores.