Supervisionar, coordenar e organizar as secções do Departamento de Alojamento Hoteleiro (front office/back office, andares, lavandaria/rouparia e organização de eventos e vendas), garantindo a qualidade dos serviçosDefinir o posicionamento estratégico do departamento de alojamento, bem como os seus produtos e serviços na unidade hoteleira, tendo em conta a sua relação com os restantes departamentos e as novas tendências de mercado;Definir a estrutura orgânica das diferentes secções do departamento, respetivas responsabilidades e funções organizacionais;Definir os canais e fluxos de informação dentro do departamento de alojamento e entre este e os restantes;Elaborar o organograma do departamento de alojamento, bem como o fluxo de trabalho das suas diferentes secções;Definir e controlar as normas de serviço das diferentes secções, bem como os procedimentos relativos à reserva, chegada, receção, estadia e partida dos hóspedes, à limpeza e arrumação das áreas públicas, quartos e lavandaria/rouparia e à inventariação e manutenção dos equipamentos e utensílios;Implementar estratégias de gestão de reclamações/sugestões dos clientes.Garantir a segurança dos serviços prestados ao cliente, identificando situações de risco e agindo em conformidade.Gerir os resultados financeiros do Departamento de Alojamento HoteleiroDefinir e implementar as políticas de gestão do departamento de alojamento, tendo em conta os diferentes perfis de hóspedes;Definir e aplicar instrumentos de gestão, relativos ao controlo das reservas, das contas de hóspedes, gestão de stocks, dos custos, da orçamentação, da faturação, das vendas e das receitas, utilizando software informático específico;Definir políticas de adequação do serviço, focado no detalhe e na diferenciação cultural dos clientes;Negociar com fornecedores, com empresas concessionárias e com empresas de outsourcing, tendo em vista a minimização de custos e o controlo de qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos;Analisar e avaliar os resultados financeiros, através de análises estatísticas e elaboração de relatórios de follow-up;Implementar medidas corretivas de gestão, com vista à otimização de receitas.Definir a política comercial do Departamento de Alojamento Hoteleiro, garantindo a qualidade dos serviços e a orientação para o cliente.Definir os objetivos comerciais, tendo em conta o posicionamento da unidade hoteleira e o tipo de produtos e serviços adaptados ao cliente;Colaborar na definição das estratégias de marketing e vendas, tendo em consideração os perfis de clientes;Implementar ferramentas informáticas de gestão de comunicação com o cliente, tal como o Customer Relationship Management (CRM);Avaliar a satisfação dos clientes relativamente ao serviço prestado e gerir reclamações/sugestões;Apoiar no desenvolvimento de campanhas comerciais e os seus meios de comunicação da unidade hoteleira, nomeadamente marketing digital, relações públicas e marketing hoteleiro;Analisar e avaliar os resultados comerciais, através de análises estatísticas e elaboração de relatórios de follow-up;Prestar informação turística relativamente a destinos próximos da unidade hoteleira.Gerir equipas de trabalho.Organizar e coordenar as equipas de trabalho;Controlar a assiduidade e as normas laborais em vigor;Avaliar o desempenho dos colaboradores e das equipas de trabalho.